Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no Sistema de Trabalho a 4 e 6 Mãos

Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no Sistema de Trabalho a 4 e 6 Mãos

2-JUSTIFICATIVA

A atenção em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde vem  se implementando no sistema de trabalho a 4 e 6 mãos, com vistas a otimizar o atendimento odontológico, sendo, para isso, necessário a composição das equipes de Saúde Bucal de acordo com as Diretrizes para a Atenção em Saúde Bucal - Crescendo e Vivendo com Saúde Bucal na cidade de SP.

Estas equipes necessitam, além do cirurgião-dentista, do Auxiliar em Saúde Bucal – ASB (ACD) e do Técnico em Saúde Bucal – TSB (THD), devidamente habilitados e capacitados.

Assim, em 2009 a Coordenação da Atenção Básica e a Escola Técnica do SUS -CEFOR através de suas áreas técnicas em Saúde Bucal identificaram a necessidade de capacitação no trabalho a 4 e 6 mãos, envolvendo todas as equipes de Saúde Bucal da atenção básica de saúde do município.

Esta proposta está de acordo com a política de Educação Permanente e o Pacto de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de SP que estabelece metas para o atendimento odontológico.

3. Objetivos gerais

· Reconhecer o sistema de trabalho em equipe de SB como estratégia de gestão e implementação das ações de saúde bucal;

· Resgatar o trabalho integrado na equipe de SB, a partir das atribuições profissionais de cada categoria (CD, TSB e ASB).

4. Objetivos específicos

· Formar multiplicadores em cada coordenadoria para desenvolver o trabalho a 4, 6 ou 8 mãos;

· Desenvolver atividades clínicas utilizando a técnica do trabalho a 4, 6 ou 8 mãos;

· Refletir sobre a prática profissional atual e propor mudanças se necessário.